Perguntas Frequentes

Identificação e anonimato

Eu posso ser identificado ao fazer uma denúncia?
R.: Ao fazer uma denúncia você poderá se identificar preenchendo os campos: NOME, TELEFONE ou E-MAIL. Caso opte pelo anonimato, é só não preencher os campos anteriores. Neste caso não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato ou número de telefone que efetuou a ligação.

Caso eu me identifique, quem terá acesso a minha identidade?
R.: Somente o responsável interno que irá apurar a denúncia

Tratamento das denúncias

Como a minha empresa ficará ciente da denúncia feita pelo telefone?
R.: Para proteger a integridade da investigação e o anonimato do denunciante, somente as informações essenciais serão repassadas à área de Compliance da empresa.

O denunciado saberá que o denunciei?
R.: Não. Para evitar situações como esta a ferramenta conta com um campo para preenchimento do e-mail do denunciado, se o e-mail denunciado estiver cadastrado para receber o aviso de apuração ou acompanhamento da denúncia, automaticamente será retirado do loop e um apurador especial conduzirá o caso.

Posso sofrer represálias por fazer denúncias?
R.: Não. O foco é a apuração dos fatos baseado nas evidências e não os denunciantes em si, sejam eles identificados ou anônimos. Lembramos que o Canal é uma ferramenta séria e pedimos que a utilize com responsabilidade.

Denúncias

Se mais de uma pessoa denunciar, a denúncia terá mais crédito?
R.: Não. As denúncias são tratadas individualmente e a repetição de denúncias não afeta a seriedade e urgência com que as mesmas serão tratadas.

O que posso relatar?
R.: Qualquer atitude que esteja em desacordo com o Código de Conduta da empresa, Políticas internas, Regulamentos ou Leis.

Preciso ter provas?
R.: Não, mas todo documento ou evidência que anexar ao relato ajudará na eficiência da apuração.

Como eu faço para acompanhar o desenvolvimento da denúncia que fiz?
R.: Se optar por se identificar, periodicamente serão enviadas atualizações ao e-mail cadastrado. Caso opte pelo anonimato, você receberá um número de protocolo para acompanhamento da denúncia através do Canal. Com o número do protocolo, você poderá responder dúvidas do apurador e adicionar mais informações ou documentos. Este complemento não retira o anonimato do denunciante. Caso opte pelo anonimato, você receberá um número de protocolo para acompanhamento da denúncia através do canal Legal Ética.

Eu só posso acessar o Canal pelo computador que uso na empresa?
R.: Não. A ferramenta pode ser acessada por qualquer computador ou celular, tanto para fazer denúncias como para acompanhá-las. Encorajamos a utilização do meio em que se sentir mais confortável.

O telefone 0800 funciona em horário comercial de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.